A cada novo site criado na internet fica mais difícil do seu site se destacar, por isso é importante aparecer bem colocado nos mecanismos de busca (Google, Yahoo, Bing, etc..), pois 8 de cada 10 usuários realizam pesquisas nestes motores de busca para localizar as empresas e produtos que desejam.
Você pode ter o seu site bem colocado nos motores de busca basicamente de 2 maneiras:
1) Anúncios pagos: Você paga uma taxa, normalmente por clique, para aparecer entre os primeiros resultados para uma determinada palavra-chave. Esse método possui resultados imediatos, mas requer um investimento constante para se manter no topo.
2) Busca orgânica (gratuita): você não precisa pagar nada para aparecer entre os resultados de uma determinada palavra-chave, porém você não tem nenhum controle sobre a posição que o seu site aparecerá, pois quem controla isso são os mecanismos de busca.
Existem algumas técnicas que podem ajudar a melhorar sua posição que serão descritas neste arquivo.
Como os mecanismos de busca funcionam?
O buscadores utilizam programas chamados de robôs-de-busca (spiders) que vasculham a internet e catalogam todas as páginas em bancos de dados onde são armazenadas as principais palavras-chave que encontraram em cada site.
Para que o seu site seja encontrado por estes robô,s ele precisa estar “linkado” em outro site que os buscadores já conheçam ou então ser cadastrado manualmente nos buscadores.
Como os resultados são classificados?
Os buscadores utilizam inúmeras variáveis para determinar a posição de cada site em uma determinada consulta.
Ninguém sabe ao certo qual é o peso que cada “variável” e nem quantas variáveis possuem nesta equação, porém existem algumas dicas que podem ajudar a melhorar a posição do seu site:
1) URL do site: a URL (endereço) do site possui um peso grande na equação, portanto sempre que possível coloque o seu ramo de atividade no endereço do seu site.
2) Títulos das páginas: o título da página tem um bom peso para os buscadores, portanto é interessante que o título seja condizente com o assunto que a página aborda. Procure sempre ter o seu ramo de atividade no título e tenha um título diferente para cada página do site.
3) Conteúdo: O conteúdo das páginas do seu site deve possuir textos que contenham as palavras que você deseja priorizar nas buscas, porém não se esqueça que o texto deve ser escrito para os visitantes e não para os buscadores.
4) Evite flash e imagens: Os buscadores não conseguem buscar muito bem os textos escritos dentro de imagens ou animações em flash, portanto evite colocar palavras e textos importantes dentro de imagens e animações.
5) META description: Durante uma busca, as páginas apresentadas possuem uma pequena descrição logo abaixo do título. Essa descrição pode ser tirada do conteúdo da página em questão, ou você pode definir uma descrição usando a META tag Description. O conteúdo desta meta-tag não tem um peso muito grande na classificação do site, mas é um ponto muito importante para atrair a atenção de quem está efetuando a busca.
6) Links: Ter outros sites apontando “links” para o seu é muito importante e conta muito para alguns buscadores, pois cada link para o seu site é entendido como “um voto de confiança” a mais que o seu site possui. Tente trocar links com sites maiores que o seu, que tratem do mesmo assunto.
Estas são as dicas básicas para ter um site melhor posicionado nos resultados gratuitos dos grandes motores de buscas, mas acima destas dicas, para ter sua marca bem posicionada na internet o mais importante é você possuir um site com visual agradável e conteúdo exclusivo com boa qualidade.